Qual diferença em se ter um site que demora 1 segundo a mais que a média para carregar do que a média?
Segundo um estudo da Kissmetrics, os indicadores revelaram que 1 segundo de atraso resulta em 7% a menos de conversões em um site. Então, se um site de e-commerce vende 100 mil reais por dia, apenas este 1 segundo a mais no carregamento das páginas poderia custar até 2,5 milhões em vendas perdidas no ano!
A pesquisa ainda mostrou que o comportamento dos internautas é bastante alterado dependendo da velocidade do site onde navegam. Veja:
Mais de 40% dos clientes abandonam um site que demora mais de 3s para carregar. Isto significa quase a metade de seu potencial tráfego.
E mostrou também que apenas um segundo de atraso (ou 3s de espera) reduz a satisfação dos clientes em 16%!
Mais ainda, mostrou que 79% dos clientes que se dizem insatisfeitos com o desempenho do site não voltam a fazer compras nele.
O tráfego orgânico – ele é o tráfego não pago, feito de forma natural – é um dos principais ativos potenciais de fidelização. É mais precioso, pois vem de forma natural e custa menos para adquirir do que investir em anúncios.
Além disso, a pesquisa mostrou que 44% dos compradores contam aos amigos sobre uma experiência online negativa.
Na forma tradicional, do mesmo jeito que o “boca a boca” pode ser de grande ajuda para conseguir tráfego orgânico qualificado, o contrário também é verdade: você pode perder visitas por criar uma má reputação diante da persona
Basicamente, o PageSpeed Insights faz duas coisas:
1. Analisa o tempo de carregamento da sua página e quantos recursos ela possui (plugins, scripts de código que se comunicam mais vezes com o servidor e fazem a página demorar mais para carregar etc.);
2. Compara esses dados com a média de todas as páginas analisadas.
Depois dessa comparação, o PSI faz um relatório simples, mas objetivo, que mostra:
• a média do tempo de carregamento das páginas na internet;
• o seu tempo de carregamento;
• sua nota final;
• sugestões de melhorias para otimizar seu carregamento.
É importante analisar seu site e seguir as recomendações do Google através desta ferramenta pois ele dá um diagnóstico completo de seu site. Assim, você consegue melhorar o desempenho de seu site e por conseguinte, melhorar SEO e elevar seu site no ranqueamento do Google.
Veja mais na análise do google
— Kissmetrics é uma plataforma de análise e monitoramento de usuários. Ela se destaca entre as principais soluções do mercado por entregar relatórios de desempenho específicos. Enquanto serviços mais generalistas como Crazy Egg e Google Analytics focam nas visitas em páginas, a Kissmetrics permite monitorar o comportamento individual de cada usuário.