As Fases do Design Thinking

As Fases do Design Thinking

As Fases do Design Thinking

 

O Design Thinking é uma ferramenta de Processo

O Design Thinking tem sido amplamente utilizado por profissionais que criam na literatura, arte, música, ciência, engenharia e negócios. Mais um processo, framework de criação e desenvolvimento das idéias.

 

Como começar?

O processo de design pode envolver vários grupos diferentes de pessoas em diferentes departamentos; em virtude disso, é difícil desenvolver, categorizar e organizar idéias e soluções de problemas. Isto porque, neste dilema da procura pela melhor solução, as cabeças pensam diferente e buscam convergir. Uma maneira de manter um projeto de design no caminho certo e organizar as idéias principais é usar uma abordagem de Design Thinking.

Tim Brown, CEO de uma empresa de inovação e design, mostra em seu livro de sucesso Change by Design que o Design Thinking se baseia firmemente na geração de uma compreensão holística e empática dos problemas que as pessoas enfrentam e que envolve conceitos ambíguos ou inerentemente subjetivos tais como emoções, necessidades, motivações e condutores de comportamentos. Isso contrasta com uma abordagem exclusivamente científica, na qual há uma maior distância no processo de compreensão e teste das necessidades e emoções do usuário – por exemplo, através de pesquisa quantitativa. Tim Brown resume que o Design Thinking é essencialmente uma nova abordagem de solução de problemas, cristalizada no campo do design, que combina uma perspectiva holística centrada no usuário com pesquisa racional e analítica, com o objetivo de criar soluções inovadoras.

 

Fase I

 O processo de Design Thinking se inicia com você se envolvendo no problema. Obter uma compreensão empática do problema que você está tentando resolver envolve a consultoria de especialistas para descobrir mais sobre a área de preocupação. E isso se dá através da observação, envolvimento e empatia com as pessoas para entenderem suas experiências e motivações, além de mergulhar no ambiente físico para que você possa obter uma compreensão pessoal mais profunda dos problemas envolvidos. A empatia é crucial para um processo de design centrado no ser humano, como o Design Thinking, e permite que os pensadores de design deixem de lado suas próprias suposições sobre o mundo, a fim de obter informações sobre os usuários e suas necessidades.

Isto é processo e demanda que uma quantidade substancial de informações seja coletada nesse estágio para permitir análise nos próximos estágios e para desenvolver o melhor entendimento possível das necessidades dos usuários.

 

Fase II – idéia

 Durante o estágio Definir, você reúne as informações que você criou e reuniu durante o estágio Empatia. É aqui que você analisará suas observações e as sintetizará para definir os principais problemas que você e sua equipe identificaram até o momento. Você deve definir o problema como uma declaração do problema de maneira centrada no ser humano.

Segundo o PMBOK, a declaração do escopo descreve tudo aquilo que deverá ser feito para se resolver um problema do usuário e envolve requisitos, premissas e restrições, entregas. Aqui, você descreve qual é o problema do usuário.

Para ilustrar, em vez de definir o problema como seu próprio desejo ou uma necessidade da empresa. Você aborda qual será o benefício, satisfação que o cliente ganhará com determinado objetivo. Você ajuda o usuário a definir melhor suas necessidades.

O estágio Definir ajudará os designers de sua equipe a reunir ótimas idéias para estabelecer recursos, funções e quaisquer outros elementos que lhes permitam resolver os problemas ou, no mínimo, permitir que os usuários resolvam os problemas com o mínimo de dificuldade. No estágio Definir, você começará a avançar para o terceiro estágio, de idealizar, fazendo perguntas que podem ajudá-lo a procurar idéias para soluções, perguntando: “Como podemos… incentivar as adolescentes a realizar uma ação que as beneficie e também envolva sua produto ou serviço alimentar da empresa? ”

 

Fase III – Idéia

Durante o terceiro estágio do processo de Design Thinking, os designers estão prontos para começar a gerar idéias. Você avançou no processo de entender seus usuários e suas necessidades no estágio anterior, analisou e sintetizou suas observações no estágio de Definir e terminou com uma declaração de problema centrada no ser humano. Com esse sólido histórico, você pode começar a sair dos padrões e identificar novas soluções para a declaração do problema que você criou e começar a procurar maneiras alternativas de visualizar o problema. Existe um turbilhão de idéias e muitas técnicas para ferver este caldo. Brainstorm, Brainwrite, Pior Idéia Possível e SCAMPER são algumas delas. As sessões de brainstorm e de pior idéia possível são normalmente usadas para estimular o pensamento livre e expandir o espaço do problema. É importante obter o maior número possível de idéias ou soluções de problemas no início da fase de Ideação. Você deve escolher algumas outras técnicas de Ideação até o final da fase de Ideação para ajudá-lo a investigar e testar suas idéias para encontrar a melhor maneira de resolver um problema ou fornecer os elementos necessários para contorná-lo.

 

Fase IV – Protótipo

Esta é a hora em que você produzirá o modelo do produto ou recursos específicos encontrados no produto. Isto permite que se possa investigar as soluções de problemas geradas no estágio anterior. Os protótipos devem ser compartilhados e testados pelos usuários, equipe, departamentos mas não deve envolver a equipe de design. Esta é uma fase de laboratório e o objetivo é identificar a melhor solução possível. Este é um método iterativo e as soluções são implementadas dentro dos protótipos e, uma a uma, são investigadas e aceitas, aprimoradas e reexaminadas ou rejeitadas com base nas experiências dos usuários. Ao final deste estágio, a equipe de design terá uma idéia melhor das restrições inerentes ao produto e dos problemas presentes.

Fase V – Testes

Chegada a hora dos testes pelos designers e avaliadores. Eles testam rigorosamente o produto completo usando as melhores soluções identificadas durante a fase de prototipagem. Esse é o estágio final do modelo de cinco estágios mas não acaba ai. Além disso, vê-se que ele é um processo iterativo, os resultados gerados durante a fase de teste são frequentemente usados para melhorar o protótipo e refinar o processo permeando os problemas e informando o entendimento dos usuários, as condições de uso, como as pessoas pensam. Você sentirá a necessidade de voltar à fases anteriores para aprimoramentos para descartar soluções de problemas e obter uma compreensão o mais profunda possível do produto e de seus usuários.

 

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