O que é SEO?

O que é SEO?


 Como funciona a máquina Google?

As pesquisas no Google são divididas em dois grupos: pesquisas orgânicas (gratuitos) e pesquisas pagas.

As pesquisas pagas são aquelas que são contratadas pelos clientes pra saírem nas primeiras posições e na primeira página do Google.

As pesquisas orgânicas são gratuítas e não há garantia que apareçam nas primeiras posições. É ai que entram as técnicas de SEO para ranquear seu site/blog nas primeiras posições.

 

Pra que serve o SEO (Search Engine Optimization)?

 

SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de melhores práticas, técnicas de otimização para sites e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar um bom ranqueamento nos sites de busca orgânicos gerando tráfego e autoridade para seu site ou blog.

Essa é a estratégia para sua empresa ganhar destaque, visibilidade no mundo digital através de busca por possíveis clientes.

Com a otimização de sites e blogs com o uso de técnicas para melhorar o rankeamento destas páginas e posicionando a sua empresa nos primeiros resultados do Google. É fato que estas técnicas aumentam  suas oportunidades de negócio, já que 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google clicam apenas em resultados que aparecem na primeira página do mecanismo.

O principal objetivo do SEO, então, é aumentar o volume do tráfego orgânico e garantir mais visibilidade para as páginas na web.


E o que é preciso para aparecer na primeira página do Google?

Vamos classificar as buscas em 3 tipos principais. Vamos ver.

A psicologia da busca gira em torno do usuário: suas necessidades, sua forma de buscar por respostas, os resultados que ele espera ao buscar algo e etc.

A busca reflete uma necessidade de algo. Algo que está lhe faltando. Logo, quando você acha não precisa mais e vai querer adquirir aquilo que encontrou.

Por isso, quando pensamos no entendimento dos processos de pesquisa, é preciso sempre se colocar no lugar desse usuário que está buscando por alguma informação em um mecanismo de pesquisa como o Google. Direcionar o navegador pelos mares da web até que ele encontre.

E um dos primeiros passos para entender a busca do usuário é conhecer a intenção de pesquisa. Conhecer essa intenção é fundamental para conseguir atrair o público correto para o seu site.

Existem três tipos de busca nesta imensidão de informações:


1. Pesquisa ou busca navegacional

 Este tipo de pesquisa é realizada por aquele usuário que já sabe onde quer ir, mas não sabe como chegar ou esqueceu seu endereço –  URL.

2. Pesquisa  ou busca informacional

Neste tipo de busca, o usuário busca por informações, seja por meio de notícias, releases de algum produto ou artigos explicativos.

Neste caso o usuário não sabe exatamente onde chegará para encontrar o conteúdo que procura, pois não é possível identificar claramente sua intenção de busca.

Por isso é tão importante que as empresas tenham um bom rankeamento no Google para ser encontrada primeiro.

Por não saber exatamente onde quer ir, o usuário tende a utilizar os resultados orgânicos para procurar a solução da sua dúvida ou necessidade, e é nesse momento que o bom posicionamento do seu blog ou site é algo vantajoso para os negócios.


3. Pesquisa ou busca transacional

Nesse tipo de pesquisa o usuário está determinado a realizar algo concreto e claro: comprar um produto X, encontrar uma loja, etc.

Esse tipo de pesquisa é extremamente valiosa, especialmente para e-commerces.

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